quinta-feira, 16 de maio de 2013


Queridos colegas Fisioterapeutas


Estamos no início de uma longa luta para o reconhecimento de uma nova especialidade na nossa área: FISIOTERAPIA OFTÁLMICA. Desde 2007 nos foi dado a oportunidade de trabalharmos com na área da Oftalmologia através das seguintes portarias do Ministério da Saúde assinada pelo Ministro Gomes Temporão:
 

1.      Nº 2.916 - 13 de novembro de 2007

Procedimento x CBO (Classificação Brasileira de Ocupações): Código 223605

Art. 5º - Incluir, na Tabela SIH e SIA/SUS, o tipo de Ato: 58 - Fisioterapia (Especial).

·         FO - 18.063.00-4: Assistência fisioterapêutica em oftalmologia

o   Procedimento - 18.063.01-2: Atendimento fisioterapêutico de paciente com alterações oculomotoras centrais com comprometimento sistêmico

o   Procedimento - 18.063.02-0: Atendimento fisioterapêutico em paciente com alterações oculomotoras periféricas

2.      Nº 3.128 - 24 de dezembro de 2008: Ref. Portaria GM 793 e GM 835 de abril de 2012:

·         Diretrizes para tratamento e reabilitação/habilitação de pessoas com baixa visão e cegueira:

o   Fo - 03.01.07.015-6: Avaliação Multiprofissional em Deficiência Visual.

o   Fo - 03.01.07.016-4: Atendimento / Acompanhamento em Reabilitação Visual.

o   Fo - 03.01.07.014-8: Treino de Orientação e Mobilidade

A primeira Portaria nos habilita a tratar de pacientes com distúrbios oculomotores centrais e periféricos, ambos decorrentes de desalinhamento dos eixos visuais causando desequilíbrio na visão binocular de fusão, levando o indivíduo a sofrer com os seguintes sintomas:

1º caso - diplopia e distúrbios posturais cervicais – ocasionados por paralisia/paresia de III, IV ou VI nervo cranianos de causa traumática, neurológia, vascular, infecciosa ou inflamatória e estresse.

2º caso – desconforto visual relacionado à leitura: cefaleia, dores nos olhos, visão borrada, sonolência, lacrimejamento, tontura, irritação ocular e desequilíbrio postural – ocasionados por uso excessivo da visão nos terminais de computação, fadiga física e mental e estresse.

A segunda portaria entende-se por Serviço de Reabilitação Visual que realiza diagnóstico terapêutico especializado e acompanhamento com equipe multiprofissional constituindo-se do Fisioterapeuta, Oftalmopediatra, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo e Pedagogo como referência em habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência visual. O Fisioterapeuta é peça fundamental nesta equipe, pois irá auxiliar no desenvolvimento global associando o sistema motor com o sistema visual. Temos o conhecimento que o ser humano inicia seu desenvolvimento visual com o nascimento e tem sua maturação por volta dos sete anos e que este sistema é responsável pela evolução da criança nas relações afetivas, cognitivas, motoras e posturais. Indivíduos que nascem com visão subnormal ou cegueira, ou mesmo que perdem a visão tardiamente, tem sua funcionalidade visual afetada e necessitam de auxilio com estimulação visual, habilitação/reabilitação na utilização do resíduo visual e treino de Orientação e Mobilidade para se tornar independente e participar da vida social.

 Portanto é de fundamental importância que continuemos aderindo à luta pela especialização na área da Oftalmologia junto com nosso Conselho Federal de Fisioterapia, bem como a inserção de disciplina de FISIOTERAPIA OFTÁLMICA na graduação.

  ANGELA DIAS - CREFITO - 91767-F

Recife, 16 de maio de 2013

14 comentários:

  1. Olá Tudo bem? Adorei as informações. Sou fisioterapeuta na Bahia. Meu e-mail é cfernandorodrigues@hotmail.com.br. Podemos conversar sobre esse novo campo de atuação. Fico grato.

    Fernando Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando, vc está atuando na área de fisio oftálmica?

      Excluir
  2. Olá também me interesso na área podemos manter contato?

    atenciosamente,

    Prof João Puerro joaopuerro@me.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Me chamo Ana Claudia e sou de Itapetininga_SP. Estou cursandovo 4º ano de FisioterapiavNa Faculdade Anhanguera de Sorocaba, gostaria muito de manter contato e saber mais sobre essa área.
    Desde já agradeço.
    email: aninhadias52@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, recentemente tive uma lesão em um dos nervos oculares que paralisou o olho direito voltado para o lado direito e caimento da pálpebra. Isso ocorreu há quase 60 dias. Hoje consigo movimentar o olho, quando fecho o esquerdo, e a pálpebra abre um pouco e consigo abri-la totalmente quando forço mais. Segundo o Neurologista é necessário fisioterapia para recuperar completamente o movimento. Você tem o contato de alguém em Salvador que faça isso. Moro em Ilhéus e na região não tem fisioterapeuta que trabalhe com esta especialização. geraldinhofraga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Dra Angela. Sou fisioterapeuta e gostaria de tirar uma dúvida, que creio que não seja somente minha.....

    Quais seriam as diferenças de atuação do fisioterapeuta e do ortoptista em âmbitos legais??? Até onde vai o campo de atuação de um profissional, para que não entre na área de atuação do outro??

    Aguardo breve resposta, pois será um ponto decisivo para que eu ingresse nessa área e venha a fazer seu curso. Desde já, obrigado!! Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei bastante do blog, sou estudante de fisioterapia e tenho interesse na área de oftalmo/reabilitação oculomotor, porem não acho cursos na minha cidade talvez por ser uma área relativamente nova, porem achei um de 30h, sendo 20h práticas e 10h teóricas, gostaria de saber qual a faixa de tempo de um curso em média na área, meu email para contato mellos@live.com , desde já agradeço !

    ResponderExcluir
  7. Olá, muito interessante esta área da fisioterapia. Estou no 8 período da faculdade de fisioterapia e estou pensando em fazer o meu TCC sobre este assunto. Você poderia me passar mais informações, o meu email é emanuelallysson@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Hola soy de Uruguay. Queria tener mas informacion de rehabilitación visual para fisioterapeutas. Gracias

    ResponderExcluir
  9. estou cursando fisioterapia gostaria de uma dica de para TCC em oftalmologia

    ResponderExcluir
  10. Oi. Preciso de uma fisioterapeu tá ocular que atenda em Fortaleza, Ceará. Alguém pode me indicar, por favor! Fiz uma cirurgia refrativa que deu errado e a medicina tradicional não está resolvendo minha má visão.

    ResponderExcluir
  11. Oi. Preciso de uma fisioterapeu tá ocular que atenda em Fortaleza, Ceará. Alguém pode me indicar, por favor! Fiz uma cirurgia refrativa que deu errado e a medicina tradicional não está resolvendo minha má visão.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! Meu nome é Patrícia, sou fisioterapeuta e me interesso muito pelo assunto. Gostaria de saber como está o processo de atuação fisioterápica nesta área no momento atual.
    Meu email: psg_paty@yahoo.com.br
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  13. BOA TARDE,
    Meu filho de 37 anos, do nada, passou a ter a visão duplicada. Foi a vários profissionais das mais diversas áreas, fazendo ressonância, tomografia e vários outros exames e somente o NEURO deu um diagnostico. Para tal, prescreveu FISIOTERAPIA FACIAL. Aqui em Fortaleza, não estamos encontrando nenhuma clinica e nenhum Profissional na área.
    Assim, solicito que alguém me forneça o nome e o endereço de algum Profissional na área.
    meus endereços> 85 9997419009, 85 32724952 JOSEMARIADESANTIAGO@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir