sábado, 30 de abril de 2011

Para que Fisioterapia Ocular???



A fisioterapia ocular tem o objetivo de reeducar os movimentos dos olhos, que são realizados por seis pares de músculos extrínsecos e que recebe estímulo neurológico de três pares de nervos cranianos. Qualquer disfunção visual sensorial ou motora poderá acarretar um distúrbio oculomotor, podendo o indivíduo apresentar patologias com características e sintomas de:
·         Insuficiências de Convergência – IC1:
o        Visão borrada, Cansaço visual e dificuldade nas leituras.
o        Sonolência nas leituras, bem como troca de linhas;
o        Cefaléia na região frontal e/ou temporal;
o        Irritação e hiperemia na conjutiva;
o        Dores periorbitárias, nos olhos e peso nas pálpebras;
o        Distúrbios posturais
·         Estrabismos transitórios2:
o        Paresias e paralisias oculomotoras;
o        Dupla imagem e limitações em alguns movimentos dos olhos;
o        Desequilíbrio postural e torcicolo (tipo PVC: posição viciosa de cabeça);
·         Estrabismo congênitos3: desalinhamento dos eixos oculares.
o        Desvios em Adução – Esotropias
o        Desvios em Abdução – Exotropias
o        Desvios verticais – hiper e hipotropias

Para descobrir se o indivíduo apresenta qualquer disfunção nos músculos dos olhos, deve ser feita uma avaliação conhecida como Exame de Motiidade Ocular – EMO ou Teste Ortóptico – TO4, que é solicitada durante um atendimento ambulatorial com o Oftalmologista, Neurologista, Pediatra ou ortodontista. Poucos são os Ortopedistas que solicitam este exame, porém é importante avaliar a oculomotricidade5 na presença de um torcicolo, pois há grande diferença entre o torcicolo congênito6 e o de causa ocular7.
Baseado no diagnóstico final, após a avaliação oculomotora, o profissional de Fisioterapia, através da solicitação do oftalmologista, realizará o tratamento cabível à determinada situação.

Glossário
1.       Insuficiências de Convergência – IC: Dificuldade de levar os dois olhos simetricamente em direção do dorso do nariz para posicioná-los com o objetivo de fixar um objeto ou para leitura.
2.       Estrabismos transitórios: desalinhamento dos eixos oculares de aparecimento súbito, podendo normalizar espontaneamente ou com tratamento fisioterapêutico.
3.       Estrabismos congênitos: desalinhamento dos eixos oculares de nascença ou que aparecem nos primeiros anos de vida e que tem tratamento oftalmológico através de correção óptica ou cirúrgica.
4.       EMO ou TO: exame que tem o objetivo de avaliar a simetria dos movimentos dos olhos e a capacidade de visão binocular fusional.
5.       Oculomotricidade: Capacidade de promoção dos movimentos e de ajustamentos posicionais oculares para a variadíssima demanda visual, que requer coordenação de alta elaboração e precisão.
6.       Torcicolo Congênito: deficiência ou limitação que reside no pescoço no funcionamento do músculo esternocleidomastóideo. Deve ser tratado com terapias ou cirurgias ortopédicas.
7.       Torcicolo de causa ocular – PVC (posição viciosa de cabeça): deficiência ou limitação no funcionamento de músculos extrínsecos dos olhos, que leva o indivíduo a usar erradamente os músculos da região cervical, para captar melhor as imagens que devem ser recebidas pelos dois olhos. Deve ser tratado com procedimentos oftalmológicos.

ANGELA DIAS – Fisioterapeuta.
CREFITO 91767 – F

12 comentários:

  1. Olá Aline e Angela. Sou fisioterapeuta e gostaria de saber mais sobre a Fisioterapia Ocular. Onde acho um curso para fisioterapeutas nesta área?
    Att,
    Thaís Bichara (thais@thaisbichara.com)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, sou paciente de fisioterapia a 5 meses devido paralisia do 3 nervo craniano ( oculomotor) tive algumas melhoras, a ptose e consigo enxergar no reto, porém p/ baixo e p/ cima ainda há diplopia. O problema êh que a fisioterapeuta nao tem muito conhecimento sobre essa patologia, ao ponto de achar q a visão dupla êh psicológica. Como devo proceder? A postura da fisioterapeuta esta normal? Agradeço

    ResponderExcluir
  3. Olá, também sou fisioterapeuta e gostaria de fazer um curso na area de fisioterapia ocular, onde posso fazer? Desde já agradeço.. Espero retorno: tatianaan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! PArabéns Pelo blog, preciso falar com você algum e-mail?

    Me respondam: ftcaio@uol.com.br

    Att,


    Caio Marengoni

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gostei muito do blog, queria muito falar com você, tem algum email?? Me respondam: talissonguimaraes7@gmail.com
    Tálisson Guimarães

    ResponderExcluir
  6. Olá bom dia!Gostei muito do blog.
    Onde posso obter informações sobre cursos de fisioterapia ocular?

    ResponderExcluir
  7. Olá bom dia!Gostei muito do blog.
    Onde posso obter informações sobre cursos de fisioterapia ocular?

    ResponderExcluir
  8. Oi boa tarde!

    Quero saber se conhecem alguma clínica ou fisioterapeuta em Belo Horizonte, meu irmão retirou um tumor na cabeça e ficou com desequilíbrio e diplopia.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia ! Gostaria de saber se tem fisioterapia para ajudar a baixar a pressão ocular.

    ResponderExcluir
  10. Onde acho um ortopetista em são gonçalo RJ?
    Quase ninguem ouviu falar dessa area

    ResponderExcluir
  11. Meu irmão está com perda de visão devido ao glaucoma.
    A fisioterapia ocular ajudaria a estabilizar ou reverter um pouco os danos já causados?

    ResponderExcluir
  12. Já fiz o meu Óculos mas pela minha saúde resolvi ir mais adiante e fazer um Curso sobre Fisioterapia Ocular. Cheguei aqui nesse site.

    ResponderExcluir